Não caia no golpe bolsonarista.
- André Suzano
- 29 de abr.
- 3 min de leitura
A gente está em um mundo diverso e perigoso, porque quanto menor é a inteligência, menos capacidade o indivíduo tem de, entender não só o que está fazendo, como também, o impacto que a sua ação vai ter no futuro.
Bolsonaro inaugurou a decadência de todos os valores éticos, é um sujeito que não respeita ninguém, não tem amor por ninguém, não tem o menor pudor em demonstrar todo o seu ódio e a sua frustração com o diferente, e isso, ensinou a todos um novo padrão de comportamento, onde a ética não importa.
Por outro lado, todo mundo tem acesso ao conhecimento através da internet, e essa rede deveria ser utilizada com sabedoria, mas a mágica é que só uma parte do conhecimento já produz resultado, então ninguém precisa entender o todo, ficam só com a parte que interessa. Mas o fato das pessoas não entenderem a consequencia, está levando a gente, cada vez mais para uma direção que não é boa pra ninguém.

No exemplo acima, a dezenas de jovens, com as suas câmeras, estão na rua fazendo perguntas que eles já tem a resposta, uma resposta "rasa" sobre um assunto complexo, como por exemplo: você acha que o comunismo é melhor que o capitalismo? E quando o entrevistado, (que na verdade está apenas sendo usado como uma "mola propulsora de engajamento" responde), ele pergunta se Cuba é melhor do que a Austrália, e obviamente conduz a "entrevista fake" para onde ele quer chegar.
Essa é a técnica bolsonarista, que não reflete sobre o todo. É a simples visão rasa e objetiva, em busca de engajamento e posteriormente votos.
É claro que esse rapaz e tantos outros, nunca devem ter lido nenhum livro, muito menos ter tido uma aula de "ética". Senão, com certeza ele não faria isso, não ridicularizaria uma pessoa em público e ainda postaria nas redes sociais, sem pensar nas consequências para aquela pessoa, mas também, no comportamento das pessoas no futuro. E se a gente compreender que hoje é o futuro, observamos o reflexo da falta de educação e nenhum comprometimento ético que Bolsonaro tinha, motivando cada vez mais o enfrentamento e a falta de educação que imperam nas redes sociais hoje.

O problema é ainda maior do que pensamos.
A lógica do capitalismo é um ingrediente que ainda leva a gente mais fundo nesse buraco, onde a briga a falta de educação e a falta de ética, são motivo de curiosidade, e isso nos leva a acreditar que a sociedade não se entende, mas isso não passa de uma "cultura" que a gente assimilou e que nos manipula o tempo inteiro em busca de manterem a atenção, de nós espectadores, voltadas para os seus sites ou redes sociais, que usam a atenção das pessoas, para ganhar dinheiro com propagandas entre um vídeo e outro.
Existe alguma solução?
A solução tem que partir da sociedade, que precisa pensar uma estratégia de gerir as redes sociais para que um dano maior não seja causado. A justificativa dos capitalistas, que são donos dessas redes, é que a sociedade vai se auto ajustar, e isso é real, mas essa falta de planejamento e controle, pode mover esse ajuste para a guerra desenfreada que hoje o mundo está vivendo, onde ninguém se entende e esse pensamento do eu sobre, você tem dominado o debate. Portanto, criar estratégias que levem a gente a um futuro bacana, devem ser desenvolvidas e postas em prática hoje. É óbvio que chegará o dia onde a gente vai sentar e conversar a respeito desse impacto e formaremos um grupo de desenvolvimento e controle das redes sociais, mas certamente isso não vai acontecer, sem que cada um de nós, que pensa um mundo melhor, ponha a mão na massa para botar isso em prática e garantir um futuro bacana para aqueles que realmente nos interessam, que são as crianças desse Brasil.




Excelente